Safaris e outras expedições fotográficas
Fotografia, informação e companhia!
Algumas Dicas e Conselhos
ANTES DE VIAJAR: fazer a “consulta do viajante” (no SNS ou no privado). Não só pela possível necessidade de vacinação, mas pelas informações que obtemos, pelo relembrar sobre alguns cuidados e para irmos preparados para que alguma coisa menos boa possa acontecer.
Também antes de viajar, é sempre uma boa opção tratar antecipadamente do visto de entrada no destino. Evitará pelo menos 1 ou 2 horas nas filas durante a chegada.
LER, QUESTIONAR, PERGUNTAR: Questione, compare, obtenha informação sobre os animais, migrações, meteorologia, segurança, etc.
TIPOS DE SAFARIS E PREÇOS: em quase todos os operadores vamos encontrar 3 níveis de preços, habitualmente referidos como “Budget / Mid-Range / Luxury”.
Vários aspetos alteram os preços e podem ou não fazer sentido para cada um de nós (um nível de hotel mais baixo por exemplo, ir de avioneta privada ou de jipe, fazer ou não um passeio de balão.
Em outros casos “poupar” será não ter a experiência que se pretende. Se procura alguma exclusividade não vai querer andar dentro de camiões com grupos muito grandes ou em transportes públicos. Se pretende algum conforto e tempo para o que mais gosta, não irá optar pela opção menos cara que é levar a tenda e fazer o safari em acampamentos.
Quase de certeza que não vai querer visitar os parques mais baratos mas sim os melhores. Não vai querer marcar todas as experiências em separado porque vai perder grande parte do tempo em apresentações e a explicar o que pretende. Muito menos sentido fará contratar um “guia informal” ou algum operador de qualidade duvidosa que irá desaparecer no momento em que surja alguma dificuldade ou problema.
TIPOS DE ALOJAMENTO / ALIMENTAÇÃO / VIATURAS / PROGRAMAS E VISITAS: há ofertas para todos os gostos e até para todas (ou quase todas) as carteiras. No entanto nos "pacotes" à venda nas agências de viagem, nem sempre a informação é a melhor e por vezes torna-se confuso. Vão aparecer enormes disparidades, suplementos, ressalvas, etc.
SOZINHO, EM FAMÍLIA OU EM GRUPO: este aspeto vai influenciar bastante a sua experiência (e também o seu custo). Fazer a viagem sozinho, com mais 1 ou 2 pessoas, ou em grupo? E sendo em grupo, um grupo com gostos similares aos seus ou vai ser um grupo muito heterogéneo?
Há custos que são iguais seja para uma pessoa ou para 5 (combustível, motorista/guia, entrada do veículo nos parques nacionais, etc).
Fazer em grupo é a solução para baixar custos, não ter que pagar suplemento individual nos alojamentos e até vamos acabar por poupar um pouco nas gratificações. Mas agora imagine que vai com o objetivo de ver o máximo e que acaba integrado(a) num grupo junto com um casal que quer aproveitar ao máximo para descansar nos hoteis e uns amigos que querem dormir até tarde!...
FOTOGRAFIA: o que vamos fotografar? A que distância? Com que condições de luz? Que material levar e em que quantidade? Tudo vai depender dos gostos, material e objetivos de cada um. Agora, é certo que não iremos estar próximos de nenhuma loja para comprar material fotográfico e por outro lado não vamos querer levar material que não vamos utilizar.
O QUE LEVAR: Sem ser exaustivo sobre o que levar de roupa, calçado, higiene, medicação, material fotográfico, etc, diria que o mais importante é saber O QUE NÃO LEVAR já que o que menos teremos num safari é espaço para grandes bagagens.
Caso desejem, contactem que terei todo o gosto em enviar as minhas notas/opiniões.